top of page
Buscar
  • Foto do escritor+Arroz

Presença e apresentação no Dia Aberto do ARROZ - DRAP Centro | Setembro de 2018


O GO +ARROZ foi apresentado no Dia Aberto do Arroz, organizado pela Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro a 13 de Setembro, no Campo do Bico da Barca, em Montemor-o-Velho, que reuniu cerca de 150 participantes.


O Dia Aberto do Arroz, tradicionalmente organizado pela DRAP Centro, é uma oportunidade para divulgar o trabalho de experimentação realizado por este organismo público no âmbito do Programa Nacional de Melhoramento Genético de Arroz, do ensaio de variedades comerciais de arroz, entre outros. «O nosso objetivo é ajudar os orizicultores a escolherem as variedades com as melhores características para o Baixo Mondego», explica António Jordão, técnico responsável da DRAP Centro. A Lusosem participa há vários anos no Dia Aberto do Arroz e apoia os trabalhos de experimentação em diversas áreas realizados no Campo do Bico da Barca.


Ensaios GO + Arroz no Bico da Barca

O Campo do Bico da Barca é também o local onde decorrem dois ensaios do projeto GO + Arroz, liderado pela Lusosem e no qual DRAP Centro é parceira. Os ensaios em causa testam a falsa sementeira e a rotação cultural como estratégias de controlo de milhãs (espécie Echinochloa spp.) na cultura do arroz, visando a gestão da resistência adquirida aos herbicidas. A Lusosem apresentou os resultados do primeiro ano dos ensaios no Dia Aberto do Arroz.

Gonçalo Canha, membro da equipa de Desenvolvimento da Lusosem apresentando o GO + Arroz aos participantes do Dia Aberto

A falsa sementeira consiste em preparar os canteiros como se fosse semear o arroz, espera-se que as infestantes germinem, para imediatamente as controlar, de forma mecânica ou outra. Só depois se faz realmente a sementeira pretendida. O objectivo é reduzir substancialmente a pressão da primeira geração de infestantes.


O esquema de rotação a três anos, preconizado no ensaio, alternando arroz-milho-milho, visa baixar a pressão de infestantes, sem pôr em causa o rendimento do agricultor pela opção cultural adoptada.


Campo de ensaio

74 visualizações0 comentário
bottom of page