Resultados Previsionais

Mapeamento da resistência aos herbicidas na cultura do arroz


O mapeamento da resistência aos herbicidas na cultura do arroz permitirá conhecer situações de maior e menor risco de resistência, identificar os fatores que favorecem ou reduzem a resistência e procurar, numa abordagem sistemática, soluções que permitam indicar aos agricultores os herbicidas com modos de ação alternativos que sejam eficazes e que possam integrar os programas regionais de combate às infestantes.




A identificação das espécies de Echinochloa e a sua distribuição


A identificação das espécies de Echinochloa e a sua distribuição nas principais regiões produtoras de arroz permitirá optimizar a seleção das substâncias ativas herbicidas mais eficazes para cada espécie, que integrarão cada programa regional de combate às infestantes.




Conhecer a biologia e ecologia das espécies de Echinochloa


Conhecer a biologia e ecologia das espécies de Echinochloa permitirá recomendar o momento de intervenção mais adequado, não só para os herbicidas selecionados, mas também para os outros métodos que integrarão cada programa regional de combate às infestantes.




Desenvolvimento de novas estratégias de controlo de Echinochloa spp.


Desenvolvimento de novas estratégias de controlo de Echinochloa spp. nas principais regiões orizícolas, será baseado na avaliação da eficácia de diferentes métodos de luta (cultural, mecânica e química), integrados entre si, sobre as diferentes espécies e populações de Echinochloa. Esta abordagem integrada contribui para a sustentabilidade do agroecossistema arrozal, do ponto de vista económico, social e ambiental. Este processo será acompanhado da validação de uma ferramenta informática de apoio à decisão.




Livro técnico-científico


​Livro técnico-científico ilustrado, intitulado “Infestantes dos Arrozais Portugueses”. Pretende-se dotar o orizicultor de uma ferramenta que ofereça uma leitura rápida do perfil de infestantes da parcela, garantindo a maximização do binómio espécie x herbicida.




Manual de gestão integrada das infestantes na cultura do arroz.


Manual de gestão integrada das infestantes na cultura do arroz. A disseminação e adoção pelos agricultores das estratégias desenvolvidas neste manual permitirá utilizar soluções integradas, adaptadas à realidade do orizicultor (região, tipo de solo, disponibilidade de água, culturas da zona, principais infestantes, presença de resistências, etc.), disponibilizando-lhe o conhecimento adequado para que possa tomar a decisão correta no momento de estabelecer o seu plano de controlo de infestantes em arroz.





PROJETO COFINANCIADO POR:
PDR_PT2020_FEADER (3).png