
Resultados
- 01
O mapeamento da resistência aos herbicidas na cultura do arroz permitirá conhecer situações de maior e menor risco de resistência, identificar os fatores que favorecem ou reduzem a resistência e procurar, numa abordagem sistemática, soluções que permitam indicar aos agricultores os herbicidas com modos de ação alternativos que sejam eficazes e que possam integrar os programas regionais de combate às infestantes.
Publicações:
-
-
-
-
- 02
A identificação das espécies de Echinochloa e a sua distribuição nas principais regiões produtoras de arroz permitirá optimizar a seleção das substâncias ativas herbicidas mais eficazes para cada espécie, que integrarão cada programa regional de combate às infestantes.
-
Publicações:
-
-
-
-
Inquéritos:
Análise de Risco Inquéritos - Situação da resistência nas infestantes do arroz - Portugal
-
Inquéritos na Região do Sado 2019
-
Itenerários Culturais - Resultados dos inquéritos aos produtores
- 03
Conhecer a biologia e ecologia das espécies de Echinochloa permitirá recomendar o momento de intervenção mais adequado, não só para os herbicidas selecionados, mas também para os outros métodos que integrarão cada programa regional de combate às infestantes.
- 04
Desenvolvimento de novas estratégias de controlo de Echinochloa spp. nas principais regiões orizícolas, será baseado na avaliação da eficácia de diferentes métodos de luta (cultural, mecânica e química), integrados entre si, sobre as diferentes espécies e populações de Echinochloa. Esta abordagem integrada contribui para a sustentabilidade do agroecossistema arrozal, do ponto de vista económico, social e ambiental. Este processo será acompanhado da validação de uma ferramenta informática de apoio à decisão.
Ferramenta Digital - FIAD (Ferramenta Inteligente de Apoio à Decisão)link
-
Publicações
-
-
João Santos (2021). Novas infestantes da cultura do arroz e sensibilidade aos herbicidas ' Dissertação de mestrado -, ISA/Univ Lisboa
- 05
Livro técnico-científico ilustrado, intitulado “Infestantes dos Arrozais Portugueses”. Pretende-se dotar o orizicultor de uma ferramenta que ofereça uma leitura rápida do perfil de infestantes da parcela, garantindo a maximização do binómio espécie x herbicida.
- 06
Manual de gestão integrada das infestantes na cultura do arroz. A disseminação e adoção pelos agricultores das estratégias desenvolvidas neste manual permitirá utilizar soluções integradas, adaptadas à realidade do orizicultor (região, tipo de solo, disponibilidade de água, culturas da zona, principais infestantes, presença de resistências, etc.), disponibilizando-lhe o conhecimento adequado para que possa tomar a decisão correta no momento de estabelecer o seu plano de controlo de infestantes em arroz.


